Insights com o arquiteto Eduardo Machado

Recentemente, nossa equipe conversou com o arquiteto Eduardo Machado, formado pela Universidade Federal de Pelotas. Iniciando sua carreira no desenvolvimento de mobiliário de ferro e objetos utilitários em fundição de alumínio, Eduardo sempre demonstrou uma paixão por reformas, acreditando que elas trazem vida nova ao existente e merecem um estudo aprofundado.
Para ele, cada projeto representa um grande marco, pois envolve desafios únicos e um profundo envolvimento com cada cliente. Sua filosofia de trabalho enfatiza o engajamento da equipe, garantindo que tudo funcione em harmonia com os estudos elaborados na composição do projeto.
Confira, na íntegra, a entrevista feita por Renata Gastal, de nossa revenda Anteparo:
Qual é a principal área de atuação do seu escritório?
R: Em reformas, uma grande paixão. Acredito que reformar traz vida nova ao existente e que deve ser muito bem estudado .Para mim, todos os projetos se tornam marcantes, são muitos os envolvimentos em cada novo cliente.
Fale sobre um projeto marcante realizado por seu escritório.
R: O projeto IGP foi aceito pelo desafio de trazer para a cliente , no auge de seus 84 anos, um cenário, um renovar e um verdadeiro viver a vida. Nossa inspiração para esse projeto foi o abraço, buscar um espaço que a abraçasse em todos os sentidos. O espaço para ficar, repousar, receber e sentir-se totalmente confortável.

Qual foi o papel das cortinas na composição do projeto IGP?
R: As cortinas apresentam o papel do acabamento, a finalização da ocupação do espaço. O ponto final. Sempre costumo dizer que são a inspiração do “se esconder”, uma grande inspiração para o relaxar. As cortinas criam atmosferas maravilhosas sob a passagem da luz natural. Costumo incluir a escolha das cortinas desde o início da concepção do projeto. Os projetos já são elaborados com as cortinas pois são fundamentais pela passagem e filtro de luz.
Qual é o principal diferencial que você busca ao especificar cortinas em seus projetos?
R: Os modelos, materiais, tecidos e mecanismos. Para cada ambiente existe um tipo de cortina a ser definida. As cortinas que mais agregam valor ao projeto são aquelas que conversam com o espaço a ser definido. Os materiais são diversos e devem ser pensados no todo.

Por que você escolheu as cortinas da Uniflex para esse projeto?
R: Pela funcionalidade e pelo material diferenciado para cada espaço a qual foram destinadas. Sempre tenho como base o fim. As cortinas forram o projeto, fazem o verdadeiro grande final. Precisam estarem bem em todos os sentidos de sua perfeita funcionalidade.
Quais atributos da marca Uniflex se destacam para você?
R: Sem dúvidas, os acabamentos, o pós-vendas e a perfeição da qualidade.

Quais são as tendências futuras para projetos residenciais em relação ao uso de cortinas?
R: Leves, em todos os sentidos. Na elaboração do projeto elas já devem ser definidas, o tipo ideal para cada ambiente, pois fazem uma parte muito importante na decoração.
Ao ser questionado sobre o portfólio de produtos da Uniflex, Eduardo Machado acredita que o próprio mercado faz as devidas exigências e que, como arquiteto, está sempre pronto para ser surpreendido pelas inovações da marca.
Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da arquitetura e design de interiores, siga a Uniflex no Instagram ou no Facebook, e se inspire com nossas fotografias no Pinterest.
Ou continue lendo: Que cortina usar em uma janela panorâmica? Conheça a XL Pleat!