Decoração vintage: como aplicar essa tendência na sua casa
A decoração vintage é charmosa e agrega a sensação de nostalgia aos ambientes. Esse estilo de decoração não tem somente apelo visual, como também traz um aspecto sustentável no que diz respeito a reutilização de móveis antigos.
Tanto a preocupação com a sustentabilidade quanto o retorno ao antigo evidenciado pela decoração vintage fazem parte do tema da mostra CASACOR desse ano, a maior exposição de arquitetura e design de interiores das Américas.
Segundo o Diretor de Relacionamento e Conteúdo da CASACOR, Pedro Ariel Santana, dois eixos que estão muito presente na CASACOR 2023 serão “Afeto e memória, que faz referência ao conforto, ao acolhimento, ao pertencimento e aos objetos com história, que criam e reconstroem conexões. E por fim, a tendência Vintage Consciente, liderada pela Geração Z, com nascidos a partir de 1997”.
Os ambientes CASACOR deste ano trarão elementos que ressaltam o aconchego e uma mudança nas formas de consumo, com itens reformados e reutilizados. Se você quer fazer parte dessa tendência, continue lendo para descobrir com aplicar a decoração vintage na sua casa.
O que é decoração vintage
Antes de começar a decorar sua casa em estilo vintage, é importante entender o que este estilo significa.
Basicamente, a decoração vintage (também conhecida como decoração retrô) refere-se ao uso de objetos e móveis que são antigos ou que parecem ter sido criados em uma época passada. Normalmente, este estilo traz uma sensação acolhedora e nostálgica, com móveis de madeira maciça, objetos antigos e decoração de parede em tons pastel.
O objetivo da decoração vintage é inspirar as boas sensações que tínhamos na infância, geralmente na casa das avós. Portanto, para decorar nesse estilo, é preciso ter atenção aos detalhes para criar a ambientação perfeita.
Escolhendo móveis vintage
A chave para criar uma decoração vintage bem-sucedida é escolher os móveis certos. Móveis de madeira maciça são uma boa opção, especialmente se eles têm um estilo clássico ou elegante. Os móveis vintage costumam ter detalhes decorativos, como pernas torneadas ou entalhes, e são feitos de madeiras nobres como carvalho, nogueira ou mogno.
Além disso, é possível misturar peças antigas com móveis modernos, criando um contraste visual. Por exemplo, uma poltrona vintage pode ficar ótima em um ambiente com paredes brancas e piso de madeira.
Cores para decoração vintage
As cores são uma parte fundamental para criar a ambientação da decoração vintage. Tons pastel são os mais comuns neste estilo: abuse das cores rosa, verde-menta, azul-claro e o amarelo-pálido. Estes tons suaves ajudam deixar o espaço mais acolhedor e trazer a sensação de nostalgia que é característica desse tipo de decoração.
Além disso, algumas cores escuras, como o marrom e o verde-oliva, também são comuns no estilo retrô, especialmente quando usadas em móveis de madeira maciça. Cores mais vibrantes, como o vermelho ou o roxo, podem ser usadas com moderação, desde que harmonizem com o restante da decoração.
Decoração de Parede
A decoração das paredes é um dos elementos centrais e mais característicos da decoração vintage. Para obter esse efeito, aposte em quadros antigos, espelhos bem ornamentados e relógios retrô. Essas opções vão trazer o charme das paredes antigas para a sua casa.
Além disso, papéis de parede com estampas florais e arabescos também são muito utilizadas nesse estilo de decoração, e você pode optar por eles caso não queira colocar objetos nas paredes. Apenas tome cuidado na hora de combinar diferentes estampas e cores.
Leia também:
Cortinas de crochê
Existe coisa mais vintage que o crochê? Quase todo mundo tem uma avó ou tia que adora fazer peças de crochê como hobby. Uma ótima maneira de incluir o crochê na decoração vintage é através das cortinas, que também são um elemento chave desse estilo de decoração.
As cortinas Lashings da Uniflex foram especificamente pensadas para trazer as sensações de acolhimento e aconchego que são características da decoração vintage. Esse tipo de cortina de crochê tem um charme único e delicado que destaca qualquer ambiente.
Ver essa foto no Instagram
Tapetes
Para finalizar a ambientação da decoração retrô, é indispensável acrescentar alguns tapetes. Eles vão trazer o conforto ao andar e também uma melhora na sensação térmica do espaço.
Aposte em tapetes com estampas florais, arabescos ou até mesmo padrões orientais. Na escolha do tecido, opte por lã, algodão ou seda. Esses materiais irão proporcionar um acabamento mais elegante e charmoso às peças.
Dicas finais
Para encontrar bons móveis no estilo vintage, procure peças em brechós, feiras de antiguidade e até mesmo grupos de compra e venda online. No entanto, vale ressaltar que nem todos os móveis precisam ser, de fato, antigos. É possível encontrar peças que seguem o estilo retrô, mas que são de fabricação recente.
Além disso, você também pode mesclar móveis modernos com móveis vintage, basta usar a criatividade e harmonizar os objetos de decoração. Não se preocupe em seguir regras rígidas, a decoração vintage é sobre misturar elementos de diferentes épocas para criar um ambiente acolhedor e que faça você se sentir bem.
Se você gostou dessas sugestões e gostaria de conferir mais dicas e novidades sobre decoração e design de interiores, acompanhe a Uniflex no Instagram ou no Facebook. Te esperamos lá!
Ou continue lendo: CASACOR São Paulo 2023: Tudo sobre o evento