Qual é o melhor tecido para cortina de sala?
Os itens que compõem qualquer projeto de decoração dependem, sem dúvidas, das preferências de cada pessoa. Isso vale, claro, para as cortinas e persianas, dois modelos que ajudam não só no controle de luz e temperatura, mas também colaboram com a harmonização.
Na hora de criar o seu projeto, certamente surgirá uma dúvida sobre qual é o melhor tecido para cortina de sala.
Inicialmente, essa escolha passa por fatores decisivos como estilo decorativo, necessidades funcionais e preferências pessoais. Assim, há quem escolha entre algodão, linho, seda, veludo e poliéster, por exemplo.
Além disso, há opções de escolha das cortinas inteligentes, ou com acionamento motorizado, como as produzidas pela Uniflex. Associada a tais características está a variedade de tecidos nos quais os modelos são confeccionados.
Entenda qual é o melhor tecido para cortina de sala
A escolha do tecido da sua cortina é importante porque ressalta a decoração, bem como define a luz que entra pelo ambiente. Neste sentido, podemos distribuir os tipos entre três categorias principais, a saber:
- Semi-transparente: tecido leve que tem, como finalidade, valorizar a iluminação natural e circulação de ar;
- Corta-luz: tecido mais encorpado que filtra a luz externa sem, no entanto, escurecer o ambiente;
- Blecaute: ao contrário do modelo anterior, usa revestimento que bloqueia totalmente a luz natural.
Sabendo de tais categorias, vamos conhecer os principais tecidos usados em salas de estar?
Cortinas de veludo
O veludo é um tecido de origem nobre, originalmente produzido com algodão e seda. Atualmente, sua produção já envolve poliéster, além de diferentes acabamentos. Embora mais pesado, ele proporciona sensação tátil agradável.
Uma de suas principais características das cortinas de veludo é o bloqueio mais intenso da luz externa, bem como o abafamento de ruídos. Por isso, são bem indicadas para regiões mais frias ou ambientes climatizados. Afinal, dá a impressão de calor.
Cortinas de jacquard
Qual é o melhor tecido para cortina de sala para quem deseja um projeto mais requintado, em um estilo clássico e elegante? Confeccionado em diferentes padrões, o jacquard traz sempre um toque macio, além de brilho. A textura é mais ou menos grossa. Na prática, o material filtra a luz de forma equilibrada, proporcionando conforto térmico e de iluminação.
Cortinas de linho
Embora tradicionalmente produzido com algodão, o linho também pode ser confeccionado com poliéster. Trata-se de um material elegante e que dá a sensação de conforto, razão pela qual é um dos melhores tecidos para cortina de sala.
Isso se dá principalmente por seu acabamento suave, podendo ser mais ou menos encorpado, a depender da trama usada no tecido. Quanto ao controle de luz, normalmente é parcial, o que favorece a iluminação natural.
Cortinas de cetim
Leve e macio, o cetim é bem parecido com o voil. Por isso, a luz passa por um filtro mais leve e discreto. É um material elegante e possui acabamento que vai do fosco ao cintilante, dando toques de sofisticação ao ambiente.
Cortinas de voil
Um dos tecidos mais aplicados na produção de cortinas, o voil é feito de poliéster, normalmente bem leve e fino. Porém, é da categoria semi-transparente, por isso, não é indicado em projetos que desejam controlar a luz com maior intensidade.
Sendo assim, sua função principal é trazer elegância e conforto à sala. Ademais, favorece a circulação de ar, ideal para regiões mais quentes.
Cortinas de renda
A renda também pode ser considerada entre os tecidos para cortinas de sala de estar, desde que venha sobre outro mais leve, como o voil. Uma dica é aplicá-la sobre um off-white, destacando suas tramas e desenhos.
Cortinas de oxford
Sim, você já deve ter se acostumado a ver o oxford em alfaiataria, certo? Pois é, ele também é uma boa indicação para quem não sabe qual é o melhor tecido para cortina de sala. Na sua produção, os fios são trançados para resultar em um acabamento mais rústico.
Inicialmente, ele era feito em algodão, mas atualmente também é confeccionado em poliéster. Aqui, temos um exemplo de tecido corta-luz, com capacidade para filtrar até 80% da iluminação natural. Isso depende, claro, da cor escolhida. Porém, não chega ao ponto do blecaute.
Cortinas de seda
Luxuosa, a seda adiciona brilho e glamour à sua sala. Suave ao toque, é uma boa escolha de tecido para cortinas que não serão usadas com tanta frequência.
Cortinas de poliéster
Base para a produção de vários modelos desta lista, o poliéster é um tecido durável e resistente à manchas. Por isso, é uma opção mais acessível e prática para cortinas de sala. No entanto, alguns tipos parecem mais sintéticos do que naturais, logo, é importante avaliar sua textura no momento da escolha.
Como escolher o melhor tecido para a cortina?
Agora que você já sabe qual é o melhor tecido para cortina de sala de estar com base em diversos fatores, avalie as dicas contidas em cada explicação ao fazer a sua escolha. Começando pelas medidas, desde a cobertura parcial, ou seja, apenas da janela, até toda a parede. Por isso, os padrões variam de 2m de largura por 1,6 de altura a 4m x 2,50m.
As cores variam conforme a decoração, embora as tonalidades mais neutras podem funcionar bem em qualquer projeto. Por fim, o melhor tecido para cortina da sala é aquele que atende ao seu gosto pessoal, bem como elementos decorativos.
Aceita um convite? Veja a lista de nossas lojas e venha ver de perto os diversos tecidos das cortinas produzidas pela Uniflex. Você vai se encantar!
Siga o nosso perfil no Instagram e receba os próximos conteúdos!
Resistência, funcionalidade e beleza: conheça a cortina UNIZIP
[…] Qual é o melhor tecido para cortina de sala? […]