O que são tecidos certificados GREENGUARD®?
Quando falamos sobre construções verdes, podemos dividir sua importância em dois pilares: os impactos ao meio ambiente e as consequências para a qualidade de vida das pessoas. Todos os processos construtivos que priorizam a causa, consideram ambos os elementos.
Dentro deste contexto, um aspecto pouco considerado é a emissão de gases em ambientes internos. Muito se fala sobre a poluição da atmosfera, mas e quando o inimigo à nossa saúde é invisível e está presente em espaços que deveriam ser seguros? O problema se intensifica.
Felizmente, existem soluções. Uma delas são as empresas certificadoras, as quais garantem que produtos foram desenvolvidos de acordo com as regras estabelecidas que podem envolver a origem da matéria-prima, a sua absorção e outras características que eliminam os riscos ao ambiente.
Para este texto, nós vamos nos aprofundar em uma área muito importante dentro da decoração de ambientes: os tecidos certificados GREENGUARD®.
Estas certificações credenciam, reconhecem e validam o comprometimento da Uniflex em oferecer os produtos de mais alta qualidade e segurança. Entenda melhor!
Desgaseificação e compostos orgânicos voláteis
Antes de falarmos sobre o certificado GREENGUARD®, se faz necessário explicarmos sobre os compostos nocivos à saúde humana que justificam e valorizam a sua existência. Aqui nós estamos falando de um tipo de processo conhecido como “desgaseificação” ou “off-gassing”.
Para que você entenda melhor, o sistema funciona assim: todos os produtos inorgânicos que nós compramos possuem substâncias químicas envolvidas na sua fabricação, o que é esperado. Colas, espumas, materiais de construção, móveis, tecidos e tintas são alguns dos principais exemplos.
Quando esses materiais envelhecem, eles passam pelo processo de desgaseificação, o que na prática significa que começam a liberar os chamados “compostos orgânicos voláteis”.
Essas substâncias são também conhecidas como COV ou VOC (Volatile organic compound).
O problema é que os COVs são prejudiciais para a nossa saúde. Apesar daquele cheiro de carro novo ser agradável em um primeiro momento, ele vem aliado de problemas futuros, com o processo de desgaseificação contribuindo para a diminuição da qualidade do nosso ar.
Bom, mas qual é a relação disso com as cortinas e persianas da Uniflex? Tudo. Continue sua leitura para entender melhor!
O que é o certificado GREENGUARD®?
O certificado GREENGUARD® surge para resolver o problema da desgaseificação. A sua principal função é a de garantir que produtos que recebem o seu selo possuem baixas emissões químicas. Em outras palavras, os processos de desgaseificação são mínimos.
A certificação GREENGUARD® é supervisionada pela instituição Underwriter Laboratories. Reconhecida e respeitada a nível mundial, a UL existe há mais de um século e garante a manutenção de padrões rigorosos, de acordo com níveis aceitáveis de emissão de COVs.
Como consequência, os tecidos certificados GREENGUARD® são reconhecidos mundialmente pelos mais diversos programas de construção sustentável. Receber o selo significa que o produto em questão passou por testes rigorosos e atendeu os seus padrões.
Essa garantia se dá também pela quantidade de testes realizados. Ao serem recebidos, os produtos são monitorados para a presença e emissão de mais de 10 mil COVs diferentes. Além disso, mesmo itens já certificados precisam ser reavaliados a cada novo ano.
Por fim, é importante mencionar que, além do certificado GREENGUARD®, também existe o certificado GREENGUARD® Gold. A fim de recebê-lo, os produtos passam por critérios ainda mais rigorosos, considerando as sensibilidades aos COVs de populações mais vulneráveis.
É aqui que a Uniflex se destaca. Ela conta com tecidos que receberam diversos selos: Microban, GREENGUARD®, GREENGUARD® Gold, OEKO-TEX e NFPA 701.
O que significa ter tecidos certificados GREENGUARD®?
Como explicado anteriormente, um tecidos certificados GREENGUARD® são aqueles que possuem a garantia de menor emissão de compostos orgânicos voláteis. A fim de saber se um produto passou pelos testes necessários, basta procurar pelo selo presente no material.
Também é possível verificar se um tecido possui o certificado por meio do site da GREENGUARD®, onde existe um localizador de produtos. Essa pesquisa garante a segurança total do certificado, sem a possibilidade de materiais que falsifiquem o selo.
A fim de obter o certificado, tecidos são checados para suas medições químicas, sendo colocados em uma câmara ambiental dinâmica. De acordo com a quantidade de COVs liberados durante o teste, um produto pode ou não ser aprovado para receber o certificado.
Apesar do objetivo principal do certificado GREENGUARD® ser a verificação dos processos de desgaseificação em ambientes internos, tecidos desenvolvidos para áreas externas também podem obtê-lo, considerando o uso flexível de materiais em diferentes construções.
Veja aqui as novas cortinas e a imensa variedade de tecidos e cores oferecidas pela Uniflex!
Qual é a importância do certificado GREENGUARD®?
Levando em conta tudo o que foi falado até aqui, fica fácil compreender a importância comprar cortinas ou persianas que sejam feitas de tecidos certificados GREENGUARD®. Através de suas avaliações, promove-se a melhoria do ar em ambientes, principalmente aqueles de caráter interno.
Tudo isso acontece porque os compostos orgânicos voláteis são consideravelmente prejudiciais, se acumulados em áreas internas dos ambientes residenciais e corporativos. Como consequência, a sua concentração causa problemas nas pessoas que ficam no local, tais como dor de cabeça, náusea, tontura e outras condições.
Problemas mais sérios causados por COVs incluem distúrbios reprodutivos, doenças cardiovasculares ou até mesmo alguns tipos de câncer. Ou seja: a ausência ou minimização do processo de desgaseificação garante uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Tudo isso aponta para o papel de protagonismo do certificado GREENGUARD®, especialmente em construções verdes e/ou que aspiram por soluções menos agressivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
Levando em conta o papel de protagonismo dos tecidos em diferentes etapas de uma construção e na decoração de ambientes internos, possuir o certificado GREENGUARD® em cortinas e persianas é a garantia de que o ar que respiramos em nossas casas está livre de COVs.
Por isso, ao decorar ou mesmo planejar um novo ambiente, dê uma atenção especial aos tecidos escolhidos. Verifique se o material escolhido conta com o certificado. Se a resposta for negativa, substitua imediatamente!
Saiba mais: Qual é a importância da proteção térmica nos prédios inteligentes?
Também estamos no Instagram. Siga já o nosso perfil!
Certificações de tecidos para cortina afetam a saúde: saiba como
[…] certificado Greenguard® é fornecido pela UL Environment, uma organização científica que avalia milhares de produtos […]